Zoox licencia software da The Routing Company para robotaxis
Zoox licencia software da The Routing Company para robotaxis em um acordo que inclui a contratação de cinco engenheiros da startup, visando ampliar a eficiência e a escalabilidade do serviço autônomo pertencente à Amazon.
Zoox licencia software da The Routing Company para robotaxis
A Zoox, empresa de veículos autônomos da Amazon, assinou uma licença não exclusiva para utilizar a tecnologia de roteirização da The Routing Company (TRC), criada pelo ex-líder do UberPool, James Cox. Além da licença, a Zoox incorporará cinco engenheiros da TRC, enquanto Cox atuará como consultor sênior do diretor de produto da Zoox, Mike White, mantendo o posto de CEO na TRC.
Fundada em 2019, a TRC soma 3 milhões de viagens coordenadas em 13 estados dos EUA e cinco países, oferecendo software capaz de casar passageiros e veículos em tempo real com baixo custo. Para Cox, levar essa expertise ao universo dos robotaxis representa acelerar a adoção de rotas otimizadas em grande escala, um componente que ele descreve como “essencial, porém pouco valorizado” na cadeia dos veículos autônomos.
Embora os valores não tenham sido divulgados, o acordo reflete uma tendência de parcerias externas no setor. A Waymo já firmou colaboração operacional com Uber e Avis, enquanto a Nuro terceirizou a simulação de testes à Foretellix, apoiada pela Toyota, na tentativa de reduzir custos de P&D. Segundo reportagem publicada pelo TechCrunch, a Zoox pretende expandir seu programa de passageiros-pioneiros para São Francisco e iniciar corridas pagas em Las Vegas ainda este ano.
Cox destaca que, diferente dos contratos com agências de transporte público, os projetos de robotaxi permitem implantação mais rápida. “O desafio é como jogar xadrez em quatro dimensões com o tabuleiro derretendo e as peças se movendo sozinhas, tudo em tempo real”, resume o executivo.

Imagem: Internet
Com a integração do novo time e a licença de software, a Zoox busca avançar na otimização de rotas, elemento decisivo para reduzir tempo de espera e maximizar a ocupação dos veículos autônomos.
Fique por dentro das próximas movimentações da mobilidade autônoma acessando nossa editoria de Tecnologia e Inovação e acompanhe os desdobramentos deste acordo.
Crédito da imagem: TechCrunch