OpenAI pede documentos à Meta sobre oferta de Musk

OpenAI pede documentos à Meta sobre oferta de Musk

OpenAI pede documentos à Meta sobre oferta de Musk

OpenAI pede documentos à Meta sobre oferta de Musk logo após identificar conversas entre Elon Musk e Mark Zuckerberg que poderiam indicar coordenação na proposta não solicitada de US$ 97 bilhões para comprar a criadora do ChatGPT.

OpenAI pede documentos à Meta sobre oferta de Musk

Advogados da OpenAI revelaram, em petição tornada pública na quinta-feira (4), que solicitaram à Justiça dos Estados Unidos a obrigatoriedade de a Meta entregar e-mails, mensagens e outros registros que possam comprovar eventual participação da empresa de Mark Zuckerberg no plano de aquisição apresentado por Elon Musk em fevereiro deste ano. O pedido formaliza uma intimação emitida em junho, à qual a Meta se opôs no mês seguinte.

Segundo a OpenAI, há indícios de que Musk trocou mensagens diretamente com Zuckerberg para discutir financiamento e possíveis parcerias envolvendo a xAI, empresa de inteligência artificial do bilionário. A startup de Sam Altman afirma que precisa desses dados para se defender na ação movida por Musk que questiona a transformação de sua estrutura societária em public benefit corporation.

A Meta argumenta que qualquer informação relevante poderia ser fornecida pelo próprio Musk ou pela xAI e que suas comunicações internas sobre a reestruturação da OpenAI não têm relação com o processo. A companhia também lembra que nem Zuckerberg nem a Meta assinaram a carta de intenção apresentada por Musk.

Nos bastidores, a disputa judicial ocorre enquanto a Meta intensifica seus investimentos para superar o modelo GPT-4. Documentos judiciais mostram que, em 2023, executivos da empresa consideravam prioritário lançar um sistema de IA mais avançado que o da OpenAI. Em paralelo, Zuckerberg reforçou equipes recrutando pesquisadores de ponta, entre eles Shengjia Zhao, co-criador do ChatGPT, agora responsável pelo novo Meta Superintelligence Labs.

A rivalidade não impediu que Musk e Zuckerberg cogitassem uma possível aliança. A mera possibilidade de colaboração evidencia o peso estratégico que a OpenAI representa no mercado de IA, onde gigantes disputam talentos e capital. Como lembra o TechCrunch, Musk chegou a desafiar Zuckerberg para uma luta de MMA em 2022, duelo que nunca ocorreu.

OpenAI pede documentos à Meta sobre oferta de Musk - Imagem do artigo original

Imagem: Getty

O juiz responsável analisará se a Meta deve ou não entregar os documentos solicitados. Caso a corte decida a favor da OpenAI, o material poderá esclarecer o alcance das conversas entre os dois bilionários e seu impacto na ação de Musk, que tenta impedir a abertura de capital da empresa que ajudou a fundar.

Para acompanhar outros desdobramentos sobre negócios e tecnologia, leia também nossa cobertura em Tecnologia e Inovação e fique por dentro das próximas atualizações.

Crédito da imagem: TechCrunch

Posts Similares

Deixe uma resposta