Jogador da AFL faz história ao assumir bissexualidade

Jogador da AFL faz história ao assumir bissexualidade

Jogador da AFL faz história ao assumir bissexualidade

Jogador da AFL faz história ao assumir bissexualidade. Mitch Brown, ex‐defensor do West Coast Eagles, revelou ser bissexual e tornou-se o primeiro homem abertamente LGBT nos 129 anos da Australian Football League (AFL). A declaração encerra um silêncio que, segundo ele, pesou na decisão de se aposentar em 2016, após 94 partidas.

Jogador da AFL faz história ao assumir bissexualidade

Em entrevista ao portal The Daily Aus, Brown, hoje com 36 anos, admitiu que esconder a orientação sexual durante a carreira lhe causava “enorme pressão”. O ex‐atleta espera que seu gesto crie “segurança, conforto e espaço” para que outros jogadores se sintam encorajados a sair do anonimato.

A AFL era a última grande liga masculina profissional sem atleta assumido, mesmo após a aposentadoria, segundo levantamento citado pela BBC. Brown escreveu à redação do site australiano após assistir a recentes episódios de homofobia ocorridos nos gramados.

O ex‐jogador descreveu uma cultura de “hipermasculinidade” no vestiário, marcada por comentários homofóbicos recorrentes. Ele recordou conversas em que colegas diziam preferir “uma jaula de leões” a dividir o chuveiro com um homem gay. “Jamais houve oportunidade de falar abertamente ou explorar sentimentos de forma segura”, afirmou.

A revelação acontece dias depois de Izak Rankine, do Adelaide Crows, receber suspensão de quatro jogos por um insulto homofóbico em campo. Brown aproveitou para sugerir que a liga valorize “modelos masculinos positivos” além do desempenho esportivo.

Para Erik Denison, pesquisador em ciências comportamentais da Monash University, o anúncio é “momento histórico no esporte mundial” e pode impulsionar mudanças nas categorias de base. Ele comparou o impacto potencial ao de David Kopay, primeiro ex‐jogador da NFL a se assumir gay há 50 anos.

Jogador da AFL faz história ao assumir bissexualidade - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Fora de campo, Brown mantém relacionamento com uma parceira e é pai de dois meninos, frutos do casamento anterior com a ex‐jogadora de netball Shae Bolton. Ele acredita que ainda existam atletas gays ou bissexuais na AFL que temem represálias: “Eu vejo vocês e vocês não estão sozinhos”, declarou.

O ex‐defensor concluiu pedindo empatia aos torcedores e maior visibilidade a atletas que promovem inclusão. A AFL ainda não se pronunciou oficialmente sobre novas medidas educativas.

Para acompanhar outras pautas de inclusão no esporte, visite nossa editoria de Notícias Gerais e fique por dentro das atualizações.

Crédito da imagem: Getty Images

Posts Similares

Deixe uma resposta