França convoca embaixadora italiana após críticas de Salvini

França convoca embaixadora italiana após críticas de Salvini

França convoca embaixadora italiana após críticas de Salvini

França convoca embaixadora italiana para que Emanuela D’Alessandro explique as declarações do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, que atacou o presidente Emmanuel Macron por seu apoio militar à Ucrânia.

Tensão diplomática entre Paris e Roma

Fontes do Ministério francês da Europa e das Relações Exteriores confirmaram que D’Alessandro foi chamada a Paris na quinta-feira (21). A chancelaria classificou de “inaceitáveis” as palavras de Salvini, líder do partido de direita Liga, que, em Milão, sugeriu que Macron “coloque o capacete, o colete e vá ele mesmo para a Ucrânia”.

O episódio ocorre em meio à discussão sobre o possível envio de tropas europeias a Kiev, proposta defendida por França e Reino Unido dentro da chamada “Coalizão dos Voluntários”. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, tem rejeitado participar da iniciativa, postura reforçada pelo ataque verbal de seu vice.

Histórico de atritos e reação francesa

Em março, Salvini já havia rotulado Macron de “louco”, acusando-o de empurrar a Europa para um confronto direto com Moscou. Desta vez, o governo francês lembrou à embaixadora italiana que tais declarações prejudicam a “relação histórica de confiança” e comprometem os recentes avanços bilaterais em temas como o apoio unificado à Ucrânia.

Coalizão e cenário regional

Enquanto Macron articula com líderes como o premier britânico Keir Starmer um plano de segurança para o pós-guerra, Roma mantém dois vice-primeiros-ministros: Salvini, que também chefia a pasta de Transportes, e Antonio Tajani, ministro das Relações Exteriores. A divergência interna italiana evidencia a dificuldade de consenso na União Europeia sobre a ajuda militar a Kiev.

De acordo com análise da BBC, o atrito entre Paris e Roma reforça o impacto das políticas domésticas na estratégia externa do bloco.

Para acompanhar desdobramentos desta crise e outras análises geopolíticas, acesse também a editoria de Notícias Gerais do Magazine Notícias.

Crédito da imagem: AP/Alessandra Tarantino / RFI

Posts Similares

Deixe uma resposta