Exposições em São Paulo: SP-Arte Rotas e mais destaques
Exposições em São Paulo: SP-Arte Rotas e mais destaques
Exposições em São Paulo: SP-Arte Rotas e mais destaques movimentam a agenda cultural da capital nesta e nas próximas semanas, com opções que vão de arte popular a memes, passando por fotografia e geometrias latino-americanas.
Feira SP-Arte Rotas 2025 reúne 65 expositores
Em sua 4ª edição, a SP-Arte Rotas 2025 ocupa o galpão ARCA, na Vila Leopoldina, de 28 a 31 de agosto (27/8 é reservado a convidados). São 65 projetos curatoriais autônomos que dialogam com o curador Rodrigo Moura, do Malba. Entre os destaques estão as galerias Isla Flotante, da Argentina, e Xapiri Ground, da Amazônia peruana. Ingressos custam R$ 100.
Brasil: Arte Popular no Farol Santander
Com cerca de 400 peças de 21 estados, a mostra “Brasil: Arte Popular” ocupa dois andares do Farol Santander até 23 de novembro. Materiais como barro, argila, madeira e ferro dão forma a lendas e tradições brasileiras em 600 m² de exposição. Visitas de terça a domingo, das 9h às 20h; entrada a R$ 45.
Itaú Cultural abre ocupações de Paulo Herkenhoff e Ailton Krenak
O Itaú Cultural apresenta duas exposições paralelas até 23 de novembro. No 2º andar, aproximadamente 340 itens retratam a trajetória do curador Paulo Herkenhoff. No térreo, mais de 90 peças percorrem a vida do escritor e líder indígena Ailton Krenak. A entrada é gratuita de terça a sábado (11h-20h) e aos domingos e feriados (11h-19h).
Fotografia urbana no MIS com Manoel Almeida
“Cidade que Des(en)volvemos” é a nova etapa do projeto Nova Fotografia do Museu da Imagem e do Som. Até 12 de outubro, o engenheiro florestal e fotógrafo Manoel Almeida exibe imagens que revelam a relação de amor e ódio entre paulistanos e a metrópole. A visitação é gratuita.
Memes viram arte no CCBB São Paulo
A mostra “MEME: no Br@sil da memeficação”, no Centro Cultural Banco do Brasil, propõe reflexão sobre um dos produtos culturais mais consumidos no país. Com curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli, em parceria com o perfil @newmemeseum, a exposição integra arte contemporânea, cultura digital e crítica social. Aberta diariamente, exceto às terças, das 9h às 20h, até 3 de novembro, com entrada franca.
Mika Takahashi e geometrias na Simões de Assis
A galeria Simões de Assis, nos Jardins, inaugura em 30 de agosto duas mostras gratuitas. “É pela linha que se desenha: geometrias latino-americanas” ocupa o térreo com artistas de vários países e gerações. No segundo andar, “Noctiluca” apresenta pinturas de Mika Takahashi inspiradas nos reinos Animalia, Plantae, Fungi e Archaea. As exposições ficam em cartaz até 11 de outubro.

Imagem: Internet
De acordo com dados levantados pelo Agência Brasil, eventos culturais presenciais seguem em expansão na capital, reforçando a importância de iniciativas que aproximam público e arte.
Essas seis exposições demonstram a pluralidade da cena cultural paulistana, com opções pagas e gratuitas em diferentes bairros. Programe-se, confira horários e preços e mergulhe na produção artística contemporânea e tradicional.
Quer mais dicas de lazer e cultura? Visite nossa editoria de Entretenimento & Lifestyle e continue atualizado!
Crédito da imagem: Estadão