Deel vence processo na Flórida e pressiona rival Rippling
Deel vence processo na Flórida e pressiona rival Rippling
Deel vence processo na Justiça da Flórida, que arquivou a ação coletiva que acusava a empresa de facilitar pagamentos a entidades russas, em possível violação de sanções dos Estados Unidos.
Deel vence processo
O juiz estadual da Flórida rejeitou, na terça-feira (11), a ação movida em janeiro pela administradora judicial Melanie Damian. Ela alegava que a plataforma de RH e folha de pagamento teria ajudado a Surge Capital Ventures a contornar sanções norte-americanas. A decisão encerra, por ora, a tentativa de responsabilizar a companhia.
Damian atuava como receptora nomeada pela Justiça para recuperar ativos da Surge, acusada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) de operar um esquema Ponzi que desviou US$ 35 milhões de fiéis de igrejas. Na queixa, a advogada citou a lei RICO (Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act) para sustentar que a Deel compôs uma rede criminosa ao processar pagamentos.
A RICO também é base da ação que a Rippling move contra a Deel na Califórnia, junto com acusações de violação de segredo industrial e leis estaduais. A rival alega que um ex-funcionário seu atuou como espião corporativo em favor da Deel, tema que segue em disputa judicial.
Em nota, a Deel celebrou a vitória recente e declarou que o arquivamento “lança dúvidas sobre outro conjunto de acusações infundadas” formuladas pela Rippling. Já o CEO da Rippling, Parker Conrad, afirmou nas redes sociais que o processo da Flórida “não tem qualquer relação” com sua empresa.
Além das ações cruzadas, Keith O’Brien – o ex-funcionário que admitiu espionagem – obteve ordem de restrição contra supostos perseguidores. A Deel reconheceu ter contratado vigilância discreta ao ex-empregado, informação confirmada em depoimento judicial na Irlanda.

Imagem: Getty
Com a decisão favorável, a Deel disse que continuará “defendendo-se vigorosamente” e mantendo foco no mercado. Enquanto isso, o tribunal da Califórnia ainda avaliará as acusações apresentadas pela Rippling.
No curto prazo, o arquivamento fortalece a estratégia da Deel de minimizar alegações de conduta criminosa e pode influenciar o andamento do litígio na Costa Oeste.
Quer acompanhar os desdobramentos das grandes disputas do setor? Visite nossa editoria de Tecnologia e Inovação para mais análises.
Crédito da imagem: TechCrunch