Cygnus XL chega à ISS com quase 5 t de suprimentos na estreia

Cygnus XL chega à ISS com quase 5 t de suprimentos na estreia

Cygnus XL chega à ISS com quase 5 t de suprimentos na estreia. A maior nave de carga já construída pela Northrop Grumman atracou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS) às 8h24 (horário de Brasília) desta quinta-feira (18), um dia depois do previsto, levando 4,99 toneladas de mantimentos e equipamentos científicos.

Do interior do laboratório orbital, o astronauta da NASA Jonny Kim operou o braço robótico Canadarm2 para capturar a espaçonave, enquanto a ISS sobrevoava a 420 km de altitude, sobre a República Democrática do Congo. Batizada de S.S. William “Willie” McCool, a cápsula homenageia o astronauta morto no acidente da Columbia em 2003.

Cygnus XL chega à ISS com quase 5 t de suprimentos na estreia

Lançada em 14 de setembro, às 18h11, a missão NG-23 partiu da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral (Flórida) a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. Trata-se da 23ª entrega contratada pela Northrop Grumman para a NASA e a primeira após mais de um ano de hiato — a NG-22 foi cancelada devido a danos na espaçonave durante o transporte.

O encontro com a estação estava programado para 17 de setembro, mas falhas em propulsores exigiram a reprogramação de manobras. Segundo Bill Spetch, gerente de integração de operações da ISS, foi necessário “um exercício intricado de planejamento” para garantir a segurança da chegada.

Com 1,6 metro a mais que seu antecessor, o novo modelo transporta 30 % mais carga: versões anteriores levavam 3,85 t, enquanto a Cygnus XL estreou com 4,99 t. Entre os itens enviados estão materiais para cristais semicondutores em microgravidade, um sistema de luz ultravioleta para impedir crescimento microbiano em água, componentes para tanques criogênicos e insumos destinados ao desenvolvimento de cristais farmacêuticos que podem auxiliar no tratamento de câncer.

A nave foi acoplada ao módulo Unity, no porto voltado para a Terra, às 11h10. A permanência está prevista até março de 2026, quando o cargueiro será desorbitado para queimar na atmosfera. Detalhes completos da missão podem ser conferidos na página oficial da NASA.

Para saber como a tecnologia espacial influencia o nosso dia a dia, visite a nossa editoria de Tecnologia e Inovação e continue acompanhando as últimas novidades.

Crédito da imagem: Divulgação/NASA

Posts Similares

Deixe uma resposta