Ataques com drones ucranianos atingem usina russa

Ataques com drones ucranianos atingem usina russa

Ataques com drones ucranianos atingem usina russa

Ataques com drones ucranianos reduziram em 50% a capacidade de um reator na usina nuclear de Kursk, a 60 km da fronteira com a Ucrânia, e provocaram um incêndio de grandes proporções no terminal de exportação de combustível de Ust-Luga, no norte da Rússia, neste domingo (24).

Usina de Kursk opera sob segurança reforçada

A administração da usina informou que as defesas aéreas derrubaram um drone logo após a meia-noite. A explosão danificou um transformador auxiliar, obrigando a redução da potência do reator nº 3. Dois outros reatores permanecem conectados sem gerar energia e um quarto passa por manutenção programada. A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) declarou que acompanha a situação e reiterou que instalações nucleares devem ser protegidas em todas as circunstâncias. Não houve feridos e os níveis de radiação permanecem dentro da normalidade, segundo a direção da planta.

Incêndio no terminal de Ust-Luga

Cerca de mil quilômetros ao norte, pelo menos dez drones foram abatidos sobre o porto de Ust-Luga, no Golfo da Finlândia. Destroços atingiram o terminal operado pela Novatek, gerando uma bola de fogo visível a quilômetros de distância e uma coluna de fumaça negra. De acordo com o governador da região de Leningrado, Alexander Drozdenko, equipes de emergência atuaram rapidamente e não foram registradas vítimas.

Inaugurado em 2013, o complexo processa condensado de gás em nafta, combustível de aviação, óleo combustível e gasóleo para exportação. A Novatek abastece principalmente mercados asiáticos, como China, Cingapura, Taiwan e Malásia, além de entregar combustível de aviação em Istambul.

Outros alvos e impacto no tráfego aéreo

O Ministério da Defesa russo afirmou ter interceptado ao menos 95 drones em mais de uma dezena de regiões no mesmo dia, que marca a independência ucraniana da antiga URSS. Em Syzran, no sul da Rússia, um ataque a uma instalação industrial deixou uma criança ferida. Já a autoridade de aviação civil Rosaviatsia relatou interrupções temporárias em diversos aeroportos, incluindo Pulkovo, em São Petersburgo.

Kiev não comentou oficialmente os eventos, mas costuma justificar ações em território russo como resposta a bombardeios contra cidades ucranianas e tentativa de neutralizar infraestrutura considerada vital para o esforço militar de Moscou.

Para acompanhar a evolução deste conflito e outros desdobramentos geopolíticos, confira nossa cobertura completa em Notícias Gerais e continue informado.

Crédito da imagem: Reuters

Posts Similares

Deixe uma resposta